Ensaios Clínicos

Ensaios Clínicos

Esta página serve para divulgar os ensaios clínicos em défice cognitivo a decorrer em Portugal e os contactos de interesse.

Call to action

Ensaios a decorrer

Nome do ensaio: Aspect

Molécula e mecanismo de acção: Ensaio clínico fase 3 para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade do AVP-786 (deudextromethorphan hydrobromide [d6-DM]/quinidine sulfate [Q]) para o tratamento da agitação em pessoas com doença de Alzheimer.

Critérios de inclusão e exclusão: Pessoas com doença de Alzheimer, entre os 50 a 90 anos de idade (inclusive), com agitação clinicamente significativa, moderada a grave, por pelo menos 2 semanas antes do screening.

Período de recrutamento: Ainda sem data de fecho do recrutamento

Contacto (e-mail) do Investigador principal: Prof. Joaquim Ferreira (joaquimjferreira@gmail.com)

Link CT.gov:https://www.clinicaltrialsregister.eu/ctr-search/trial/2020-000798-26/PT 


___________


Nome do ensaio: Denali

Molécula e mecanismo de acção: Um estudo de fase 1/2, para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e farmacodinâmica de DNL593 em participantes saudáveis e participantes com demência frontotemporal

Critérios de inclusão e exclusão: Pessoas com diagnóstico de DFT, incluindo o provável bvDFT ou PPA, com mutação GRN confirmada por meio de testes genéticos ou registros históricos disponíveis para revisão pelo investigador

Período de recrutamento: Ainda sem data de fecho do recrutamento

Contacto (e-mail) do Investigador principal: Dra. Joana Morgado (joanacmorgado@gmail.com)

Link CT.gov: https://www.clinicaltrialsregister.eu/ctr-search/trial/2021-005733-16/PT


___________

Nome do ensaio/estudo: Estudo de Fase 3, Multicêntrico, Aleatorizado, em Regime de Dupla Ocultação, Controlado por Placebo, para Avaliar a Eficácia e a Segurança de AL001 em Indivíduos em Risco de, ou com, Demência Frontotemporal devido a Mutações no Gene da Progranulina.

Promotor:Alector.

Molécula e mecanismo de acção:

AL001, anticorpo monoclonal, em estudos prévios demonstrou-se normalizar os níveis de progranulina no soro e no liquor de portadores de mutações no gene da progranulina (GRN).

Critérios de inclusão e exclusão:
O estudo destina-se a portadores de mutações patogénicas no gene GRN.

Podem ser doentes com quadro clínico de demência fronto-temporal ou afasia primária progressiva.

Ou portadores pré-sintomáticos do gene GRN mutado, neste caso terá de haver aumento de um biomarcador chamado neurofilamento de cadeia leve (NfL) no sangue.

Período de recrutamento:
Prevê-se até ao final de 2023.

Contacto (e-mail) do Investigador coordenador:
Alexandre de Mendonça
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

mendonca@fm.ul.pt



(a anunciar mais brevemente)


Se é investigador e faz parte de algum ensaio clínico no défice cognitivo, temos todo o interesse em divulgar o seu estudo através deste site. Contacte-nos em geecd2011@gmail.com para nos dar informação a divulgar!

A ciência no envelhecimento e demência passa por aqui!

Share by: